A relação entre hormônios e dor nas mulheres

As variações hormonais impactam diretamente a dor nas mulheres. Menstruação, menopausa e outras fases podem agravar sintomas. Com acompanhamento adequado, ajustes no tratamento e cuidados no estilo de vida, é possível aliviar a dor e viver com mais bem-estar.

As variações hormonais ao longo da vida da mulher têm impacto direto sobre a dor. Ciclos menstruais, gravidez, pós-parto e menopausa podem agravar quadros de dor crônica ou até desencadear novos sintomas.

O estrogênio, por exemplo, tem influência na percepção da dor e na sensibilidade das articulações. Durante a queda desse hormônio – como na menopausa – é comum o aumento de dores articulares, fadiga e sensação de rigidez.

Por isso, é importante que mulheres com dor crônica tenham um acompanhamento que considere essas fases hormonais. Ajustes no tratamento, alimentação adequada e prática de atividade física são fundamentais para aliviar os sintomas.

Entender o funcionamento do próprio corpo empodera e ajuda a viver com mais consciência e bem-estar, mesmo nos momentos de mudança hormonal.

Dra. Marília Learth | Reumatologia e Dor - CRM138309/RQE96998